O tratamento do esgoto em larga escala nas cidades é essencial para a conservação dos mananciais, de onde a água é coletada para o abastecimento da população. A contaminação da rede de drenagem urbana é um caminho infelizmente comum para que isso ocorra.
É evidente a necessidade de maiores investimentos na rede de coleta de esgoto. A TOMUS possui grande experiência em automação local, telemonitoramento e telecontrole de estações elevatórias (E.E.).
Trabalhamos com integração de produtos de mercado (CLP, Inversores e sistemas supervisórios) ou com a utilização de solução específica desenvolvida pela TOMUS. Um caso de aplicação dessa solução específica será apresentado abaixo. Nesse caso, os serviços realizados foram:
- Levantamento de campo com inventário mecânico, elétrico e civil.
- Levantamento de requisitos de integração.
- Desenvolvimento de projetos, montagem e instalação de painéis de telemetria.
- Supervisório em Cloud com telas em perspectiva 3D, com dados coletados no campo.
- Integração com sensores e painéis de acionamento de diversos fabricantes e tecnologias.
- Manutenção preventiva e corretiva.
- Garantia estendida.
- Desenvolvimento de sala de situação com operação 24×7.
Benefícios:
- Todos os quadros de telemonitoramento idênticos, permitindo fabricação rápida e padronização da instalação.
- Configurável remotamente: os painéis não precisaram de customizações no campo mesmo com a diversidade de estações.
- O cliente não precisou fazer novos investimentos em manutenção do sistema por dois anos, assumindo a TOMUS todos os riscos de funcionamento.
- A tecnologia de transmissão escolhida (GPRS/mobile) com redundância de SIM Cards juntamente com a configuração do sistema em Cloud permitiu altíssima disponibilidade (acima de 99,86%) durante todo o período contratado.
- Supervisório em Web tornou a implantação mais rápida, sem a necessidade de intervenção na infraestrutura de T.I. do cliente.
- Mensagens de SMS enviadas para os operadores certos, em função das localidades geográficas das estações e em função do expediente de trabalho. Apenas alarmes relevantes. O excesso de alertas tornaria a ferramenta não usual com o passar do tempo.
Conclusão:
A implantação do sistema T.I. Industrial permitiu ao cliente o controle operacional de todas as suas estações em um curto período tempo após a decisão pela contratação da TOMUS. A gestão da manutenção ficou mais eficiente, uma vez que o sistema passou a permitir o direcionamento dos chamados para as estações onde se detectavam problemas, evitando-se as recorrentes vistorias que ocorriam até então, em estações que estavam funcionando plenamente. Adicionalmente, a agilidade no atendimento reduziu bastante os riscos de extravasamentos de esgoto e danos ambientais.