A drenagem urbana deveria ser uma das prioridades de qualquer gestão municipal, pois é o principal meio de escoamento de águas pluviais. Este sistema deveria ser mantido e monitorado de perto, pois a sua ausência ou ineficiência pode causar problemas sociais como enchentes, enxurradas, transmissão de patologias, perdas materiais e mortes. A gestão dessa drenagem na maioria dos municípios brasileiros ainda não recebe a devida importância pelos gestores, pois não há um planejamento específico para o setor.
A TOMUS vem desenvolvendo soluções para ajudar os municípios a reduzirem os impactos dos eventos relacionados às chuvas e eventuais enchentes, tentando contrabalancear a falta de investimentos históricos adequados e a baixa conscientização da população (ao despejar resíduos sólidos em locais inadequados). A utilização de tecnologia de monitoramento de sistemas de bombeamento, níveis de córregos, piscinões, juntamente com o uso de predição de chuvas podem possibilitar a ação proativa da administração municipal e se reduzir sobremaneira o impacto na segurança e qualidade de vida da população.
Como caso de referência, na capital do Estado de São Paulo, a TOMUS já possui mais de uma centena de pontos de monitoramento, ao longo das principais áreas de relevância para a drenagem urbana. O monitoramento remoto em tempo real das informações operacionais dos piscinões, pôlders e túneis geram informações estratégicas para a tomada de decisão em períodos críticos do ano (principalmente de Outubro a Março). A seguir as principais atividades realizadas para a Prefeitura de São Paulo:
Os principais resultados alcançados foram:
Para a Gestão Municipal
Para a Equipe de Operação & Manutenção
Para a População
Os números do monitoramento do CCO para o período de chuvas 2021/2022 foram aproximadamente:
Nosso solução na mídia: